Nintendo World - Site Oficial Brasil - Cultura nos Games: maias, astecas e o passado das Américas

Cultura nos Games: maias, astecas e o passado das Américas

Jorge Simão Jr.
19/12/12

O fim do mundo está chegando? Um registro dos maias foi descoberto e acabou com essa crença popular, apesar de muita gente ainda acreditar nisso. É só o término de um ciclo em 2012.

Bem, os maias também eram bons arquitetos. Pelo menos, as pirâmides deles são famosas e foram construídas com tijolos e argamassa.

Pirâmide maia. Foto: iStockphoto

Em Banjo-Tooie você se lembra da fase Mayhem Temple? O nome já faz referência à antiga civilização, mas só explorando o local para ver as pirâmides e um painel dentro de uma delas.

Banjo e Kazooie se aventuraram por templos maias


Banjo e Kazooie no painel de códigos

Tal painel, com 26 letras, pode ter relação com os painéis da pirâmide de El Castillo, que têm forte ligação com o número 52 (o dobro de 26). Cinquenta e dois é o tempo necessário para os dias iniciais dos dois calendários coincidirem (sim, eram dois: um vinculado à religião e outro a aspectos naturais).

A menção ao calendário maia também acontece em Tomb Raider Underworld, disponível para o Wii.

Lara Croft e o calendário maia

Os astecas também construíram pirâmides parecidas com as dos maias. Estas abrigavam restos mortais, porém tinham uma finalidade religiosa. As construções astecas também eram religiosas, mas algumas possuíam escadas com acesso a duas câmaras (dois deuses).


Batalha contra um deus maia em Banjo-Tooie (N64)

Além disso, a base delas tinha serpentes esculpidas, algo pouco comum nas dos maias. Em Teotihuacan, México, há algumas pirâmides astecas. James Bond passou por lá.

Aztec de GoldenEye 007 (N64)

Para fechar, fique com uma pirâmide mexicana num game de corrida. E compartilhe conosco: em quais games você viu representadas as culturas maia e asteca?

Pirâmides mexicanas de Cruis'n World (N64)

Compartilhar

» Comentar

» Artigos Relacionados

 
 
 
 

» Nas Bancas

Encare a jornada mais emocionante de todas!
Nintendo Collection
Encare a jornada mais emocionante de todas!

» Comunidade

» Twitter

 
© 1997-2012 Nintendo World.

Jogos que aparecem no site são de responsabilidade de seus respectivos desenvolvedores.