5 dicas para se dar bem nos torneios de Pokémon

Aproveitando que o primeiro Internacional latino de Pokémon acontecerá no Brasil e que o evento terá disputas não apenas do TCG (Estampas Ilustradas) da franquia, mas também do VGC (videogame), muitos nintendistas passaram a ver o cenário competitivo com outros olhos.

Para dar algumas dicas de como começar a jogar profissionalmente, entrevistamos Carlos ‘Dog’ Agarie, que é o principal juiz e organizador de torneios do gênero de São Paulo. Confira os toques dele!

1. Esteja equipado: todos os jogadores precisam possuir um Nintendo 3DS, uma cópia (digital ou física) de Pokémon Sun ou Moon e um time que esteja de acordo com as regras do VGC. É importante também baixar as regras no seu game. Entre no Festival Plaza, vá em Battle, Download Rules e escolha 2017 World Championship Rules.

2. Player ID: é 0 número de cadastro que permite que seu desempenho no torneio seja atrelado à sua conta no site da Pokémon Company. A Copag tem um guia que mostra como criar uma e como vinculá-la a um Player ID. Lembre-se de anotar seu registro e levá-lo no dia em que for batalhar!

3. Torneios: eles ocorrem o tempo todo e em diversos países. O site da Pokémon Company tem um sistema de busca onde você pode encontrá-los. É só colocar seu país e CEP (Postal Code) e selecionar apenas Video Game. Há também páginas de comunidade no Facebook, como a VGC Brasil e a VGC SP, que divulgam tais eventos.

4. Compareça: observando de perto como eles são, fica mais fácil se acostumar à pressão dos campeonatos. Além disso, peça a ajuda de treinadores mais experientes para montar seu time, veja quais são os monstrinhos mais usados e quais são as táticas mais populares.

5. Jogue: encare inclusive os desafios online para treinar. Tenha em mente que os torneios duram por horas e são cansativos. Recarregue completamente seu portátil, deixe seus Pokémon em um Battle Team, divirta-se e não desista na primeira derrota!