Acompanhe de perto o Internacional de Pokémon!

Acontece neste final de semana o International Challenge da América Latina de Pokémon, evento que reunirá grandes jogadores do mundo todo para competir entre si nas modalidades videogame (VGC) e estampas ilustradas (TCG). O evento é aberto para o público, então é uma boa oportunidade de conhecer o cenário competitivo do game.

A jogatina que irá rolar no WTC Events Center promete reunir centenas de treinadores e ter vários mini-eventos para os iniciantes, além de várias lojas com artigos oficiais da franquia. Para saber mais sobre como foi a decisão de fazer o campeonato da América Latina no Brasil, trocamos uma ideia com o Fernando Carvalho, coordenador de projetos especiais da Copag, que realizará o evento junto da Pokémon Company.

De quem partiu a escolha do Brasil como sede?
Foi uma decisão da Pokémon Company. O Brasil é um dos maiores mercados do TCG e tem uma das maiores bases de jogadores competitivos. Para se ter uma ideia, nosso Nacional teve mais de 400 participantes no ano passado. É o segundo maior do gênero.

Além do TCG, o Internacional terá a divisão de VGC, algo que não havia no Nacional. Como será isso?
O Video Game Championships será aberto a todos os jogadores e sem necessidade de pontuação mínima. A organização também será nossa e teremos juízes internacionais e staff específicos que virão de vários cantos do mundo, o que inclui tradutores.

Qual é a expectativa para o número de atletas?
Esperamos ter cerca de 700 jogadores no TCG e mais de 200 no VGC.

Como vocês estão encarando esse enorme desafio?
O nosso time já participou de eventos de fora do Brasil, como o Nacional americano, o Internacional de Londres e os Mundiais de São Francisco e Boston. Portanto, sabemos das exigências da Pokémon Company para organizar algo desse porte. Esperamos proporcionar uma excelente experiência para os fãs de Pokémon e contamos com todos para recebermos os estrangeiros com muita hospitalidade.

O Internacional ocorre de 21 a 23 de abril no WTC Events Center (Av. das Nações Unidas, 12551, próximo à Estação Berrini da Linha 09 da CPTM), em São Paulo. Se os jogadores de TCG contarão com a expansão Sol e Lua, os jogadores do VGC batalharão usando Pokémon Sun e Pokémon Moon. É possível também acompanhar o evento de casa, através do stream no canal do YouTube da Copag e pelo canal da Pokémon Company no Twitch.

Caso queira algumas dicas sobre como começar a jogar competitivamente, temos aqui algumas dicas para iniciantes!